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Texto Completo-pt
Id: 6482
Autor: Batista, Daniel de Araújo.
Título: O impacto da terapia antirretroviral nos anos potenciais de vida perdidos e causa de óbito por aids em Pernambuco: 1990 a 2005 / Daniel de Araújo Batista / The impact of antiretroviral therapy in years of life lost and cause of death by aids in Pernambuco: 1990 to 2005.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 97 p. ilus, tab, graf, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Nas duas últimas décadas a aids transformou-se em uma das epidemias mais preocupantes para a saúde pública e passíveis de mudanças no seu perfil de morbidade e mortalidade desde a introdução da terapia antirretroviral potente (TARV) em 1996. Com o objetivo de analisar o perfil e a tendência da mortalidade por aids no Estado de Pernambuco, e o impacto da terapia antirretroviral potente, no período de 1990 a 2005, a partir das bases de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foi realizado um estudo observacional, de série temporal, de base populacional, a partir dos óbitos decorrentes de HIV/aids de residentes no Estado de Pernambuco, que utilizou a análise de anos potenciais de vida perdidos antes dos 70 anos de idade (APVP-70) e das causas múltiplas de morte. Os dados foram analisados através Epi info 3.5.1. O Estado de Pernambuco experimentou 4856 óbitos por aids no período de 1990 a 2005, tendo observado incrementos sucessivos no número de óbitos para ambos os sexos, e redução da razão de óbitos masculino/feminino de 11,75 em 1990, para 1,56 em 2005. Observou-se desaceleração do número mortes em ambos os sexos entre o período anterior à introdução da terapia anitrretoviral potente - pré-tarv - e posterior à introdução da terapia antirretroviral potente - pós-tarv, através dos valores observados e esperados para os períodos e das taxas de variação anual, tendo o pré-tarv experimentado incrementos anuais em torno de 25 por cento e o pós-tarv 4 por cento, com p0,001. Para os Anos Potenciais de Vida Perdidos, Pernambuco acumulou 161.857 apvp por aids, correspondendo a 1,96 por cento do total para o Estado entre 1990 e 2005. Tendência de desaceleração também foi observada para os APVP, com incremento anual de 25,85 por cento para o período ?pré-tarv? e de 3,53 por cento para o pós-tarv, com p0,001. Na análise de causas múltiplas, observou-se que o grupo das doenças do aparelho respiratório foi a principal causa de morte associada a aids, com 75,14 por cento de menções. As doenças infecciosas e parasitárias entre elas a tuberculose, septicemias e toxoplasmose, corresponderam ao segundo grupo de agravos (55,64 por cento). Na tendência de causas múltiplas, observou-se que o único grupo de agravos que obteve redução estatisticamente significante foi o das demais doenças de origem infecciosa e parasitárias. Agravos como as septicemias, tuberculose e demais doenças do aparelho respiratório tiveram os maiores incrementos. Agravos de caráter crônico como insuficiência renal, doença do fígado, demais das neoplasias, transtornos mentais devido ao uso de substâncias psicoativas e doenças do aparelho circulatório e que antes da terapia antirretroviral potente não eram frequentemente descritas, começam a figurar como parte do quadro de agravos relacionados ao óbito por aids. Diante desse aspecto, o perfil de morte por aids em Pernambuco, possui componentes de causas múltiplas que mescla características do período pré-tarv e pós-tarv, com algumas particularidades (AU) - pt
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/terapia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/mortalidade
Terapia Antirretroviral de Alta Atividade/utilizaçäo
Anos Potenciais de Vida Perdidos
Causas Múltiplas de Morte
-Causas de Morte/tendências
 Infecções por HIV/complicaçöes
 Brasil
Limites: Humanos
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", B333i
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010batista-da.pdf - pt.
Orientador: Brito, Ana Maria de


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Id: 6103
Autor: Silva, Adagilson Batista Bispo da.
Título: Estratégias de preservação digital em centros de pesquisas da Fiocruz / Digital preservation strategy at research centers on public health.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 85 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): A produção de conhecimento é uma das principais atividades da Fiocruz e, com a revolução da informação e as mudanças causadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, este conhecimento está acessível cada vez mais em formato digital. Os meios digitais têm sido utilizados para prover acesso a documentos quanto para preservar conteúdo. A necessidade de desenvolver estratégias de preservação digital do suporte documental, no qual o conhecimento está gravado, tem se tornado um problema para a ciência da informação e instituições de pesquisas. O objetivo deste estudo é analisar o processo de preservação de coleções de objetos digitais para Fiocruz, a fim de identificar e propor estratégias de preservação digital para a Instituição, bem como, garantir o acesso futuro ao conhecimento produzido. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, por meio das técnicas de levantamento documental e entrevistas com informantes chaves. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise narrativa de conteúdo. Os principais resultados encontrados demonstram que as bibliotecas da Fiocruz estão envolvidas em diversas iniciativas de bibliotecas digitais, sendo proveitosas para o a ampliação do acesso à informação científica em saúde, mas que não possuem estratégias de preservação para acesso permanente às coleções de objetos digitais que estão sendo geradas. Também não está definida, no âmbito, da Rede de Bibliotecas, política ou coordenação para o estabelecimento de práticas de preservação para as coleções digitais a longo termo. A reduzida compreensão do que seja preservação digital deixa os profissionais entrevistados distantes do problema. É sugerida uma política de preservação digital comum para todas as bibliotecas da Fiocruz, que contemple adoção compartilhada de ferramentas, padrões, recursos e capacitação de pessoal (AU) - pt
Descritores: Teses eletrônicas
Dissertações acadêmicas
-Gestão do Conhecimento para a Pesquisa em Saúde
 Academias e institutos
 Saúde pública
Descritores Locais: Gestão da ciência, tecnologia e inovação em saúde
Localização: BR305.1; (043.3)"2012", A331c
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010silva-abb.pdf - pt.
Orientador: Gurgel, Idê Gomes Dantas


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Id: 5396
Autor: Marcondes, Márcia Maria Cavalcanti.
Título: Conhecimento e práticas em portadores de morbidade filarial linfática no município de Olinda - PE, Brasil / Knowledge and practice in patients with lymphatic filarial morbidity in the city of Olinda - PE, Brazil.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 132 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): A filariose bancroftiana é uma parasitose que causa incapacidade momentânea ou permanente e estigmatizarão social trazendo sobrecarga para os recursos da saúde. No Brasil, são duas áreas endêmicas: Região Metropolitana do Recife (PE) e Maceió (AL). Em 1997, o Ministério da Saúde elaborou o Plano Nacional de Eliminação da Filariose Linfática - PNEFL cujos pilares foram o Tratamento em Massa ou Coletivo - TC, o controle do vetor e a assistência aos portadores da infecção. Essas ações, porem, não incorporam o conhecimento e as praticas da população sobre o problema, impossibilitando a mobilização social como ação básica e transversal para todas as etapas acima de intervenção. Este estudo aborda a analise dos conhecimentos e praticas em portadores de morbidade filarial linfática em dois bairros (Alto da Bondade e Alto da Conquista) de Olinda-PE, Brasil. Trata-se de estudo transversal de base populacional com coleta de dados primários obtidos por meio da aplicação de questionário semi-estruturado. A associação estatística entre as variáveis foi testada pelo calculo do quiquadrado de Pearson, e o valor p, a um nível de significância de 0,05. Os 373 portadores de morbidade filarial referida identificados entre 2007 a 2010 apresentaram um bom conhecimento com relação à transmissão da filariose linfática e conhecimento insuficiente com relação ao diagnostico. Com relação ao tratamento, 222/373 não sabiam tratar a doença e dentre os que souberam 151/373 (40,5 por cento) apresentaram conhecimento adequado. Com relação à cura, 255/373 (68,4 por cento) apresentaram conhecimento adequado e 187/373 (50,1 por cento) buscaram o serviço de saúde onde 95 por cento desses foram tratados por médicos. A maioria da população dos dois bairros do município evitava a picada do mosquito mediante o uso de mosquiteiros. Foi verificada a necessidade de melhor incentivo e divulgação para as praticas de cuidado com o lixo e entulhos. Conclui-se que o conhecimento e praticas em Filariose Linfática em áreas endêmicas apresentam diferentes concepções, saberes e praticas acerca da doença, inferindo que essas diferenças precisam ser estudadas pelo serviço de saúde informando ao gestor o que a população sabe e faz para prevenir a filariose linfática, permitindo intervenção nas estratégias de informação, educação e comunicação, auxiliando no controle e eliminação da doença no município. (AU) - pt
Descritores: Epidemiologia
Morbidade
Saúde Pública
Serviços de saúde
Saúde da família
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", M321c
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010marcondes-mmc.pdf - pt.
Orientador: Rocha, Abraham; Braga, Maria Cynthia


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Id: 5382
Autor: Lima, Carlos Alexandre Souza de.
Título: Análise do processo de implementação das normas operacionais da assistência à saúde / Analysis of the implementation process of the Health Care Operational.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 95 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): As Normas Operacionais da Assistência à Saúde (NOAS-SUS 01/2001 e 01/2002) representaram uma tentativa do Ministério da Saúde de equacionar o problema de acesso da população brasileira aos serviços de saúde nos níveis de maior complexidade sob a perspectiva territorial, tendo como fulcro a macroestratégia da regionalização. A partir dos esforços de reorganização do sistema, com ba se na elaboração de instrumentos de planejamento por parte dos entes subnacionais, buscou-se racionalizar os recursos e ampliar a oferta desses serviços, seguindo uma lógica de estabelecimento de redes regionais de assistência. Durante o período de agosto de 2002 a novembro de 2006 o Ministério da Saúde transferiu considerável soma de recursos financeiros aos estados e municípios para a assistência de média e alta complexidade. Este estudo tem por objetivo analisar o processo de implementação das NOAS do po nto de vista financeiro, a partir de dados secundários de domínio público obtidos do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde - DATASUS, correspondentes aos valores transferidos aos fundos estaduais e municipais classificados no Grupo de Despesa Transferências - média e alta complexidade, no período de 2001 a 2005. A comparação dos valores transferidos antes e depois da habilitação em Gestão Plena do Sistema Estadual demonstrou que: 1) houve aumento significativo no repasse de recursos da União a partir da implementação dessas Normas; 2) os aumentos percentuais, de modo geral, foram maiores nas Unidades Federativas dotadas de redes de assistência à saúde mais precárias, embora, ao se considerar valores absolutos, a maior parte dos recursos tenha sido destinada aos estados cujas redes já se encontravam estabelecidas e bem organizadas; 3) entre estados e seus respectivos municípios, os primeiros foram, em geral, privilegiados no tocante ao aumento do aporte de recursos advindos dessa política; 4) o padrão de distribuição dos recursos relacionados no estudo foi caracterizado por assimetria entre regiões e entre estados da mesma região, havendo casos, inclusive, de redução dos tetos financeiros de alguns estados após a implementação das NOAS. A abrangência do estudo não é suficiente para afirmar se houve impacto das alterações no fluxo financeiro sobre a oferta de serviços de média e alta complexidade, considerando a conformação regional prevista nessas Normas. Para tanto, estudos posteriores com foco na dimensão da oferta, ou da produção de serviços, se fazem necessários (AU) - pt
Descritores: Assistência à saúde
Regionalização
Recursos Financeiros em Saúde
Financiamento em Saúde
Financiamento Governamental
Legislação Sanitária
-Sistema Único de Saúde
 Brasil
Descritores Locais: Financiamento da Assistência à Saúde
Recursos financeiros
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", L732a
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010lima-cas.pdf - pt.
Orientador: Melamed, Clarice


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Id: 5372
Autor: Bezerra, Eduardo Augusto Duque.
Título: Violência sexual entre namorados adolescentes em Recife-PE: prevalência, padrão de direcionalidade e fatores associados, 2008 / Sexual Violence between dating adolescents in Recife-PE: prevalence, directionality pattern and associated factors, 2008.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 137 p. ilus, tab, graf, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Com o objetivo de estimar a prevalência, os padrões de direcionalidade e os fatores associados para a perpetração da violência sexual percebidos entre os namorados adolescentes da cidade do Recife no ano de 2008, a presente pesquisa vem a oferecer subsídios para a ampliação no espectro da compreensão do fenômeno. Foram entrevistados 366 estudantes do 2º ano do ensino médio de ambos os sexos, compreendidos na faixa etária entre os 15 e 19 anos, advindos de instituições públicas e privadas, o estudo se dá em desenho descritivo de corte transversal. As 85 perguntas feitas são frutos da Conflict in Adolescent Dating Relationships Inventory (CADRI). Para a perpetração da violência sexual, 290 adolescentes tiveram suas respostas válidas para análise desta modalidade violenta. A análise dos dados foi feita mediante a realização do teste de qui-quadrado, considerando probabilidade máxima de erro em 5 por cento. Os rapazes foram responsáveis por 23,7 por cento das respostas positivas para a perpetração da violência sexual contra suas namoradas. Em direção contrária, as mulheres perceberam 9 por cento das respostas positivas. Entretanto, a maior participação se deu para bidirecionalidade da perpetração, isto é, quando os dois, no mesmo relacionamento, observaram 67,3 por cento dos relatos. As variáveis pesquisadas que foram significantes estatisticamente demonstraram associação para esta bidirecionalidade da perpetração da violência sexual. Foram destaques neste quesito: a concordância com a normativa sexual masculina (OR=2,82), o respondente já ter vivenciado relação sexual (OR=2,76) e o não-relato de veiculação religiosa (OR=2,11). Foi possível perceber que a violência sexual em namorados adolescentes ainda é pouco explorada pela literatura científica nacional e internacional, sobretudo se visto pelo prisma da perpetração. O presente estudo intenciona oferecer subsídios para o enfrentamento do fenômeno no campo das políticas públicas (AU) - pt
Descritores: Violência sexual
Prevalência
Adolescente
Relações Interpessoais
-Estudos Transversais
 Distribuição por Idade
 Distribuição por Sexo
 Fatores Socioeconômicos
 Características da Família
Limites: Humanos
Adolescente
Tipo de Publicação: Entrevista
Descritores Locais: Violência sexual
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", B574v
Orientador: Lima, Maria Luiza de Carvalho de


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Id: 5349
Autor: Reis, Yluska Almeida Coelho dos.
Título: Consensos sobre o papel do gestor estadual na regionalização da assistência à saúde do SUS / Consensus on the role of the state administrator in the regionalization of health care SUS.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 97 p. ilus, graf, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Este estudo apresenta analisar os consensos acerca do papel do gestor estadual na regionalização da assistência à saúde no SUS. Foram elaborados um modelo teórico-lógico e uma matriz de avaliação acerca das atribuições do gestor estadual na condução da regionalização. Essa matriz foi submetida à apreciação de especialistas que julgaram a importância dos indicadores de análise definidos, estabelecendo-se o consenso ou o dissenso a partir de pontos de corte previamente definidos, utilizando-se como técnica a Conferência de Consenso. Como resultado do consenso, a matriz de avaliação apresenta três níveis de análise (governo, gestão e assistência), que estão desmembrados em seis dimensões compostas por 14 critérios e 82 indicadores de avaliação que exploram as responsabilidades do gestor estadual do SUS frente à regionalização da saúde. Do total de indicadores, apenas quatro não apresentaram consenso, o que indica que a matriz se mostra um instrumento eficiente para avaliação da regionalização da assistência no SUS, abordando as diferentes dimensões dessa intervenção em saúde. Dessa forma, o consenso ora estabelecido, apesar de provisório, pode constituir um referencial de elevada utilidade para a realização de pesquisas, podendo servir de base para a realização de investigações avaliativas sobre a implantação dos processos de regionalização, de forma a permitir maior comparabilidade entre os estudos (AU) - pt
Descritores: Regionalização
Assistência à Saúde
Avaliação em Saúde
-Sistema Único de Saúde
 Brasil
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", R375c
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010reis-yac.pdf - pt.
Orientador: Cesse, Eduarda Ângela Pessoa; Carvalho, Eduardo Maia Freese de


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Id: 5275
Autor: Pereira, Lúcia Regina Montebello.
Título: Atuação do Ministério Público direcionada ao Programa de Vigilância da Leishmaniose Visceral no contexto das ações de controle do reservatório da espécie canina / Action of the public ministry channeled to the program for surveillance of the visceral leishmaniasis in the context of reservoir control measures of the canine species.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 131 p. ilus, tab, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): A leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose de transmissão vetorial, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela sua magnitude, de grande relevância para a saúde pública. Acometem indivíduos de baixa renda, sendo as crianças desnutridas as mais vulneráveis. A letalidade é elevada, podendo causar o óbito em cerca de 90 por cento dos casos não tratados. No Brasil, a situação epidemiológica da leishmaniose visceral é preocupante, tendo em vista sua elevada magnitude, baixa vulnerabilidade e, ampla distribuição geográfica. O objetivo do estudo foi analisar o perfil epidemiológico da LV nos municípios Fortaleza/CE (NE); Campo Grande/MS (CO); Belo Horizonte/MG (SE) e Palmas/TO (NO) e os instrumentos judiciais oriundos do Ministério Público (MP) que interferem nas ações de vigilância e controle da LV desenvolvidas pelas SMS, especificamente aquelas que incidem sobre o papel do reservatório doméstico no ciclo de transmissão, no período de 2005 a 2009. Para tal, foi realizado estudo descritivo e retrospectivo de corte longitudinal. Palmas atingiu a maior incidência LV, média/anual 18,1/100 hab. e Campo Grande a segunda maior incidência 16,2/100 hab. Sendo, respectivamente, 9 e 8 vezes maior que a incidência média de LV para o Brasil. Belo Horizonte obteve o maior nº de óbitos registrados (59) e a maior letalidade, aproximadamente, duas vezes maior que a média para o Brasil. Fortaleza notificou o maior número de casos autóctones (acumulado) de LV(940 casos) no período em estudo. Foi possível observar que em todos os municípios incluídos, houve uma tendência ao aumento do número de casos. O MP, através das recomendações e dos processos judiciais contra a gestão do poder executivo, vem interferindo quase exclusivamente nas ações de controle do reservatório doméstico. Concluímos que a situação epidemiológica nos municípios selecionados é preocupante e que a interferência do MP pode ser fator de desequilíbrio na efetivação das ações de controle da LV nestes locais, já que as estratégias direcionadas ao reservatório doméstico são essenciais no momento. Portanto, nesse contexto, é importante que se busque o diálogo, que conduza à reflexão, ao consenso e se concretize em práticas factíveis baseadas em evidências científicas, de modo que contemple, quando houver, a execução das determinações judiciais e recomendações do ministério público, garantam, sobretudo, a finalidade do interesse público moldado nas políticas governamentais da saúde pública (AU) - pt
Descritores: Vigilância Epidemiológica/legislaçäo & jurisprudência
Ministério Público
Leishmaniose Visceral/prevençäo & controle
Leishmaniose Visceral/epidemiologia
Reservatórios de Doenças
-Nível de saúde
 Características da população
 Distribuição Espacial da População
 Brasil
Limites: Cães
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", P436a
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010pereira-lrm.pdf - pt.
Orientador: Pinto Júnior, Vitor Laerte


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Id: 5271
Autor: Oliveira, Paula Alexandra dos Santos.
Título: Avaliação da acurácia de diferentes testes laboratoriais no diagnóstico da filariose em crianças e adolescentes / Evaluation of the accuracy of different laboratory tests for the diagnosis of filariasis in children and adolescents.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 59 p. ilus, tab, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Apesar de a filariose linfática (FL) ser considerada uma doença de adultos, estima-se que 22 milhões de crianças 15 anos de idade estejam infectadas no mundo. A Organização Mundial da Saúde tem recomendado o monitoramento da infecção nessa população. Este estudo teve como objetivo comparar a acurácia dos métodos parasitológicos e imunológicos no diagnóstico da filariose bancroftiana em escolares. O estudo foi desenvolvido em escolares, com idade entre 4 e 15 anos, residentes em três bairros do município de Olinda - Pernambuco, Brasil. As amostras de sangue capilar e venoso foram coletadas entre 23:00 e 1:00 hora da manhã. Em seguida, as amostras de sangue venoso foram guardadas para posterior realização das técnicas de filtração, concentração de Knott, Og4C3 - ELISA. Amostras de sangue capilar foram obtidas para confecção das lâminas de gota espessa e realização do teste rápido de imunocromatografia (ICT). As médias de densidade de microfilaremia foram calculadas em escala logarítmica. A acurácia dos testes foi avaliada em relação ao padrão-ouro (filtração). A especificidade do Og4C3 e ICT foi estimada utilizando a equação de Staquet et al. (1981). Um total de 805 escolares foi examinado. As médias de antigenemia filarial foram mais elevadas entre as crianças residentes nos bairros de alto da conquista e alto da bondade. As cargas parasitárias e os níveis de antigenemia não variaram com idade e sexo. A prevalência de microfilaremia pela técnica de filtração, de 5,2 por cento, foi a mais elevada em relação às demais técnicas parasitológicas. A prevalência de antigenemia filarial pelo teste Og4C3 foi de 17,4 por cento. Na comparação da acurácia dos testes em relação ao padrão-ouro, as técnicas de gota espessa e Knott apresentaram valores de sensibilidade de 85,2 por cento, inferiores aos testes ICT e Og4C3, que foi de 100 por cento. Conclui-se que as técnicas de filtração e Og4C3 são as mais apropriadas para a avaliação de transmissão em áreas com programas de eliminação em andamento (AU) - pt
Descritores: Elefantíase Filarial/diagnóstico
Elisa
Anticorpos Anti-Helminticos/sangue
Antígenos de Helmintos/sangue
Filtração por Membranas
Testes Laboratoriais
-Microfilaria/isolamento & purificaçäo
 Elefantíase Filarial/sangue
 Wuchereria bancrofti/imunologia
 Wuchereria bancrofti/isolamento & purificaçäo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", O48a
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010oliveira-pas.pdf - pt.
Orientador: Braga, Maria Cynthia; Rocha, Abraham Cezar de Brito


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Id: 4742
Autor: Cruz, Danielle Keylla Alencar.
Título: Da promoção à prevenção: o processo de formulação da Política Nacional de Promoção da Saúde no período de 2003 a 2006 / From promotion to prevention: the process of the National Health Promotion Policy formulation in the period from 2003 to 2006.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 116 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Nos anos 80 a primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, foi um marco nas discussões sobre promoção da saúde no mundo. No Brasil, a promoção da saúde destacava-se no cenário de criação do Sistema Único de Saúde na 8ª Conferência Nacional de Saúde, contextualizada no conceito amplo de saúde que contemplava os determinantes sociais imbricados na sua construção. As discussões sobre Cidades Saudáveis desenvolvidas pela Organização Pan-Americana de Saúde e universidades brasileiras ajudaram a pautar a promoção da saúde no Ministério da Saúde nos anos 90. Em 1998, o Ministério da Saúde iniciou na Secretaria de Políticas de Saúde as discussões sobre promoção da saúde no SUS. Em 2003 a promoção da saúde foi realocada na Secretaria Executiva, onde foram produzidas novas discussões. Em 2004, a importância do enfrentamento das doenças crônicas não-transmissíveis no cenário epidemiológico mundial foi enfatizada no documento da Estratégia Global. Nesse mesmo ano, a promoção da saúde foi transferida para a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), lócus responsável pelo processo de aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) em 2006. O objetivo do estudo foi descrever o processo de formulação e aprovação da PNPS no período de 2003 a 2006 e analisar aspectos relacionados ao contexto, processo, conteúdo e atores. Trata-se de um estudo de caso com abordagem metodológica qualitativa, no qual foram analisados documentos e entrevistados nove atores do processo estudado. Entre os resultados encontrados destacam-se a influência do documento da Estratégia Global para alimentação, atividade física e saúde no processo de formulação e no conteúdo da PNPS; o duplo discurso sobre promoção da saúde presente no conteúdo; a escolha das ações prioritárias da PNPS centralizada nos atores governamentais e o reducionismo do conceito e ações de promoção da saúde provocados por sua alocação na SVS do Ministério da Saúde (AU) - pt
Descritores: Políticas Públicas de Saúde
Formulação de Políticas
Promoção da Saúde
Política de Saúde
-Brasil
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", C957p
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010cruz-dka.pdf - pt.
Orientador: Lyra, Tereza Maciel


  10 / 55 TesesFiocruz  
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Id: 4692
Autor: Oliveira, Kathleen Sousa.
Título: Barreiras para promoção da alimentação saudável enfrentadas pelos profissionais de saúde no Distrito Federal / Quality of drinking water in alternative supply for the municipality of Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 113 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Esta dissertação teve por objetivo analisar quais são as barreiras enfrentadas pelos profissionais de saúde do Distrito Federal (DF) para realizar a promoção da alimentação saudável. Foram considerados os dados de médicos e enfermeiros que participaram da pesquisa Promoção da Alimentação Saudável no SUS-DF: conhecimento, atitudes e práticas, conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz em 2008. Examinaram-se os dados referentes às características demográficas e profissionais dos profissionais de saúde, bem como as barreiras percebidas. A determinação dos tipos de barreiras foi feita por meio da análise fatorial. Para os médicos foram encontrados quatro tipos de barreiras; e, para os enfermeiros, três. Os dois grupos apresentaram a situação sócio-cultural do usuário como principal barreira que impede atividades de promoção da alimentação saudável nas unidades básicas de saúde do DF. A infra-estrutura do serviço de saúde, a capacitação e a disponibilidade de materiais educativos são importantes, mas não decisivos. A formação dos profissionais de saúde deve ser observada de modo a possibilitar que estes saibam interagir em diferentes contextos sócio-culturais (AU) - pt
Descritores: Promoção de Alimentos
Promoção da Saúde
Alimentação
Política
Localização: BR305.1; (043.3)"2010"O48b
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010oliveira-ks.pdf - pt.
Orientador: Silva, Denise Oliveira


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Texto Completo-pt
Id: 4639
Autor: Silva, Luzicléia Carolina de Moura e.
Título: Implantação de complexos reguladores no Estado de Pernambuco: uma avaliação a partir dos gestores da saúde / Implantation of Regulatory Complexes in the state of Pernambuco: a evaluation based on health managers.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 55 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): A Constituição Brasileira de 1988 refletiu, no campo da saúde, os resultados de uma política de Bem-Estar Social com a instituição do Sistema Único de Saúde - SUS. O SUS tem princípios e diretrizes basilares de igualdade do acesso, universalidade e integralidade como pressupostos, que exigem da administração pública compromissos e o constante exercício de alinhar financiamento, capacidade gestora e garantia dos direitos cidadãos. Para auxiliar nesse processo, a adoção de mecanismos e instrumentos de gestão, que consigam conciliar a oferta de serviços de saúde à população à demanda é uma estratégia importante. Em 2008, no Brasil, foi institucionalizada a Política Nacional de Regulação que induziu a formação de complexos reguladores como estruturas mediadoras da relação oferta e demanda pelos serviços de saúde. Esse trabalho buscou avaliar a implantação/implementação dos complexos reguladores em Pernambuco como parte dessa política. Trata-se de um estudo de caso com triangulação de fontes de dados para aprofundar a análise. Foram utilizados como instrumentos de coleta a busca de documentos oficiais e entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram aplicadas a informantes-chaves que ocuparam cargos estratégicos da gestão desse campo. A análise foi feita pela técnica da redução de dados, através da categorização emergente do material analisado. As categorias foram distribuídas num plano de análise com três agregados que trataram da concepção de regulação em saúde e de complexo regulador, dos processos de tomada de decisão e implantação. Conclui-se que persiste no estado uma ação centralizada da Secretaria de Saúde Estadual, com baixa participação dos municípios no processo decisório, espaço de gestão da CIB fragilizado e descapitalizado de poder gestor e a conseqüência inevitável da condução da política de regulação, com a implantação/implementação de complexos reguladores, no Estado de Pernambuco, distante do que normatizam as portarias do Ministério da Saúde, no tocante à concretização das ações reguladoras que potencialmente beneficiariam a população usuária do SUS (AU) - pt
Descritores: Regulação e Fiscalização em Saúde
Sistema Único de Saúde
Avaliação de processos (cuidados de saúde)
Necessidades e demandas de serviços de saúde
-Política de Saúde
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", S586i
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010silva-lcm.pdf - pt.
Orientador: Gurgel Júnior, Garibaldi Dantas


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Id: 4628
Autor: Rezende, Maria Fernanda da Cunha.
Título: Um estudo de caso sobre a experiência da doença de diabéticos tipo 2 usuários de uma unidade básica de saúde da família de Araguari-MG / A case study on experience of illness of diabetes type 2 in a Basic Unity of Family Health in Araguari, Minas Gerais.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 98 p. ilus, graf, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): A transição nutricional causou transformações no perfil de adoecimento da população, sendo o diabetes mellitus tipo 2 uma das principais patologias. A atenção primária à saúde é fundamental na implantação de políticas públicas para controle do diabetes, de forma a administrar os fatores de risco e a oferecer conhecimentos que favoreçam a adesão aos tratamentos medicamentoso e nutricional. No caso da adesão ao tratamento, ressalta-se a forte influência das redes de convívio social que norteiam a experiência da doença pelo sujeito. Este estudo visa analisar a experiência da doença dos portadores de diabetes mellitus tipo 2, acompanhados em domicílio por agentes comunitários de uma Unidade Básica de Saúde da Família de Araguari, Minas Gerais. Trata-se de pesquisa qualitativa ligada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz. A metodologia utilizada está baseada em uma tentativa de exercício etnográfico, cujos sujeitos foram entrevistados em seus domicílios pela pesquisadora responsável. Os resultados mostram que a experiência da doença inicia-se com a descoberta do diabetes relacionada a sintomas de polidipsia e poliúria, percebidos pelos próprios sujeitos e diagnosticados na unidade de saúde. O primeiro tratamento buscado é a assistência médica do serviço de saúde, sendo as práticas integrativas utilizadas somente pelos diabéticos considerados descompensados. A descompensação surge pelo desequilíbrio social do meio em que o doente vive. Este estudo pode contribuir para a melhor adesão ao tratamento oficial do diabetes, a partir da valoração da cultura dos doentes pelo serviço de saúde oficial, de modo a desconstruir o discurso biomédico na rede municipal de saúde em questão (AU) - pt
Descritores: Diabetes Mellitus Tipo 2
Transição nutricional
Atenção primária à saúde
Programa Saúde da Família
-Cooperação do Paciente/etnologia
 Processo Saúde-Doença
Descritores Locais: Adesão à Medicação
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", R467e
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010rezende-mfc.pdf - pt.
Orientador: Silva, Denise Oliveira e


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Id: 4618
Autor: Marques, Maria Cristina de Oliveira.
Título: A integração entre o setor de saúde e os demais setores governamentais no desenvolvimento da política nacional de redução de morbimortalidade por acidentes e violência no Distrito Federal / The integration between the health and other public sectors in the development of the National Policy for the Reduction of Deaths Rates by Accidents and Violence in Brazil‘s Federal District.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 150 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Esta é uma pesquisa qualitativa que, ao utilizar o método de estudo de caso à luz de um modelo de análise de políticas, buscou responder a questões ligadas à integração horizontal: como está a integração entre a saúde e os demais setores governamentais no desenvolvimento da diretriz da intersetorialidade da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência no Distrito Federal (PNRMAV) e que fatores contribuem para a integração ou a fragmentação entre o setor saúde e os demais setores governamentais na implementação dessa Política. O trabalho concentrou-se, principalmente, na horizontalidade dentro dos níveis de governo. O fenômeno da fragmentação das políticas vem se tornando relevante em virtude da complexidade dos problemas atuais e, dentro desse espectro, é possível localizar o problema da violência, cuja presença em determinadas regiões do país tem representado um enorme desafio para os governos e para a sociedade. A implementação da diretriz da PNRMAV no DF apresentou evidências fragmentadoras, demonstrando que há problemas de coordenação, com perda de coerência e consistência. A coordenação é falha, pois os dados analisados demonstram que não há na SES/DF o exercício de ajustar estruturas e atividades para gerar ou promover a chance de alcançar objetivos horizontais. No que diz respeito à coerência, os achados da pesquisa não apresentaram indícios de que os setores governamentais no DF estejam articulados, apesar de a intersetorialidade constar da PNRMAV e os entrevistados afirmarem que a integração entre os setores é um objetivo perseguido desde a sua formulação. Nesse sentido, para o êxito da integração horizontal de ações governamentais, é preciso fazer uso de uma variada gama de ferramentas de gestão conhecidas pela administração pública atual. Estruturas rígidas, com diversos centros de poder e sem lideranças aptas a gerar convergência estrutural, resultam em fragmentação, conforme aludido em nosso marco teórico (AU) - pt
Descritores: Política de saúde
Morbidade
-Violência
 Acidentes
 Formulação de políticas
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", M357i
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2011marques-mco.pdf - pt.
Orientador: Gurgel Junior, Garibaldi Dantas


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Id: 4605
Autor: Batista, Simone Machado de Oliveira.
Título: Associação entre indicadores de atenção primária em saúde bucal e condições socioeconômicas e de provisão de serviços públicos odontológicos nos municípios do Estado de Goiás / Association between primary care indicators in oral health and social-economic conditions and the provision of public dental services in counties in the State of Goiás.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 76 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Esta pesquisa buscou a associação entre os indicadores da Atenção Primária (AP) em saúde bucal e as condições socioeconômicas, de fluoretação, provisão de serviços odontológicos e alocação de recursos federais para a área de saúde bucal nos municípios do Estado de Goiás, nos anos 2006, 2007 e 2008 e descreveu o desempenho desses indicadores em relação às metas pactuadas. As variáveis dependentes foram: Cobertura de Primeira Consulta Odontológica Programática (COB), Média de Procedimentos Odontológicos Básicos Individuais (POBI), Proporção de Exodontias na Dentição Permanente em relação ao total de Procedimentos Odontológicos Individuais (EXO). As variáveis explicativas foram: População dos municípios, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, Presença de flúor na água de abastecimento público e Anos de fluoretação, Número de Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia de Saúde da Família (ESF), Recurso federal aplicado ao pagamento das ESB na ESF e Razão entre o número de dentistas cadastrados no serviço público no município por mil habitantes. As principais associações foram: a variável EXO apresentou correlação negativa com todas as variáveis do estudo; quanto maior a População do município, maior o tempo do benefício do flúor na água, maior o Número de ESB, maiores os Repasses financeiros federais para o custeio dessas equipes e menores os resultados de acesso aos serviços. A maior correlação encontrada foi entre o Número de ESB e o Recurso federal para o custeio dessas equipes. Os resultados do alcance das metas pactuadas para os indicadores da AP foram baixos. Os municípios com valores de Razão de CD por mil habitantes, acima da mediana, tiveram aumentada a chance de alcance das metas pactuadas. Foram construídos mapas segundo o alcance das metas pactuadas para os indicadores de AP. Pelos resultados, deduz-se a dificuldade em demonstrar a influência desses indicadores sociais nos modelos de assistência odontológica na AP adotados nos municípios (AU) - pt
Descritores: Avaliação de serviços de saúde
Saúde bucal
Indicadores básicos de saúde
Indicadores sociais
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", B333a
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010batista-smo.pdf - pt.
Orientador: Moreira, Rafael da Silveira


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Id: 4594
Autor: Bolzan, Luis Carlos.
Título: Ajuste fiscal e o Sistema Único de Saúde na gestão estadual do Rio Grande do Sul: a política de saúde esvaziada pela ideologia neoliberal / Fiscal adjustment and the Unique Health System in the state management of Rio Grande do Sul: the health policy undone by the neoliberal ideology.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 101 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): O presente trabalho tem como objeto o Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, nas duas últimas gestões estaduais e a correlação com a ideologia neoliberal através da concepção de ajuste fiscal praticada. As conseqüências para a política pública de saúde em função da hegemonia exercida pelo neoliberalismo, legitimando concepção rentista em detrimento do Sistema Único de Saúde, dificultando acesso a serviços de saúde e fragilizando a organização social possibilitada pelo SUS. Apresenta a insuficiência dos valores e percentuais praticados pelas gestões estaduais e suas concepções do que são ações e serviços de saúde, além da prática de gestão estabelecida correlacionando-as ao marco normativo vigente e a percepção de usuários do SUS. Aponta por fim, a necessidade de maior organização social e controle como contraponto à hegemonia ideológica neoliberal. Foram utilizados dados oriundos de auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS e entrevistas semi-estruturadas realizadas com integrantes do Movimento Negro e Movimento DST/AIDS no Rio Grande do Sul (AU) - pt
Descritores: Politíca de Saúde
Sistema Único de Saúde
Modernização do Setor Público
Economia da Saúde
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", B694a
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010bolzan-lc.pdf - pt.
Orientador: Gurgel Júnior, Garibaldi Dantas


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Texto Completo-pt
Id: 4124
Autor: Carvalho, Andréia Santos.
Título: Concepções sobre segurança alimentar e nutricional pelos quilombolas da comunidade de Tijuaçu, Bahia: uma abordagem etnográfica sobre o PAA / Conceptions of Nutrition and Food Security for the Community of Tijuaçu Quilombo, Brazil: An ethnographic approach to the PAA.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 145 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): A fome e a insegurança alimentar são problemas que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Na América Latina e no Caribe existem 71 milhões de famintos, sendo os afrodescendentes um dos grupos mais afetados por esta situação. No Brasil, cerca de 10 milhões de famílias não possuem renda suficiente para garantir a segurança alimentar. Nas comunidades tradicionais quilombolas constata-se uma grave situação de insegurança alimentar, relacionada à constante ameaça ao domínio e preservação dos seus territórios, onde exercem suas atividades de subsistência, e um precário acesso às políticas públicas. Nesse contexto, a implementação de ações políticas que possibilitem o desenvolvimento da economia solidária, promoção da saúde e educação com valorização da cultura, direcionadas a erradicar os fatores condicionantes da insegurança alimentar no país, são prioritárias, principalmente dos grupos mais vulneráveis. O Programa de Aquisição de Alimentos é um forte aliado neste aspecto, pois faz parte da Resolução 38/2009 do FNDE, estabelece que 30 por cento da aquisição de gêneros alimentícios da Alimentação Escolar devem provir da agricultura familiar de comunidades tradicionais. Através de uma abordagem etnográfica no quilombo de Tijuaçu apreendemos os significados da segurança alimentar para essa comunidade, que concebe e valoriza o alimento 'natural' da terra como fonte de sobrevivência e de promoção do desenvolvimento local. O PAA é pouco conhecido, mas é visto como uma possibilidade de grandes transformações para o quilombo, à medida que promoverá renda aos agricultores familiares e uma Alimentação Escolar saudável para os alunos do município. Entretanto, para isso, é necessário o compromisso do Governo com as causas quilombolas, principalmente quanto à titulação de terras e disponibilização de implementos agrícolas, pois a falta destes tem sido apontada como a principal causa para o desencantamento dos trabalhadores com roça (AU) - pt
Descritores: Segurança alimentar e nutricional
Fome/etnologia
Planos e Programas de Saúde
Grupo com ancestrais do continente africano
Programas governamentais
Localização: BR305.1; 043.3)"2010", A331c
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010carvalho-as.pdf - pt.
Orientador: Oliveira e Silva, Denise


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Id: 4121
Autor: Ciríaco, Denise Leão.
Título: Subrregistro de óbitos por aids: investigação de óbitos por causas indeterminadas ou com diagnósticos sugestivos de imunodeficiência adquirida na região metropolitana de Maceió, Alagoas / Sub-register of AIDS deaths: investigation of deaths due to undetermined causes or diagnoses suggestive of acquired immunodeficiency in the metropolitan area of Maceió, Alagoas.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 136 p. ilus, tab, graf, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): Na vigilância da infecção pelo HIV/aids a exploração dos diversos sistemas de informação em saúde pode identificar lacunas existentes e ampliar o conhecimento e tendências da epidemia sendo fundamentais na proposição de intervenções. O presente estudo teve como objetivos identificar o subrregistro de aids e possíveis fatores associados, a partir da investigação dos óbitos por causas básicas presumíveis de aids, tuberculose ou indefinidos, na faixa etária de 20 a 49 anos, na região metropolitana de Maceió, no período de 2004 a 2008; e analisar os dados sobre prevalência da infecção pelo HIV e a incidência de aids no estado de Alagoas, de 2001 a 2005. Trata-se de um estudo do tipo corte transversal, de base populacional, utilizando relacionamento probabilístico entre a base de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (SISCEL), do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), e do Sistema Smart-Lab do Lacen/AL, e ainda os dados de incidência disponíveis no portal da aids do Ministério da Saúde. Foram utilizados os aplicativos Tabwin 3.6, Epi-info 3.5.1, Reclink III e planilhas do Microsoft Office Excel. No pareamento dos 833 óbitos selecionados, 2,4 por cento foram classificados como casos de aids não registrados no SIM e 0,2 por cento não notificados no SINAN. A proporção de subrregistro de mortalidade por aids na faixa etária de 20 a 49 anos, na região metropolitana foi de 10,9 por cento e a proporção de subnotificação de 0,3 por cento. Foi identificado como associados ao subrregistro de óbito por aids: o sexo masculino, a ocorrência do óbito em hospital e ter a causa básica classificada entre as causa presumíveis de aids. A regressão linear simples, utilizada para análise da prevalência de positividade para o HIV, apresentou bom ajustamento explicando 98 por cento do modelo, com um incremento de 0,59 por cento ao ano. - pt

A análise da taxa de incidência explicou apenas 40,8 por cento do modelo, não sendo estatisticamente significativo. Na análise por sexo verificou-se que a prevalência do HIV e a incidência de aids foram superiores no sexo masculino. A faixa etária de 20 a 49 anos em ambos os sexo foi a de maior incidência. O uso dos Sistemas de informação, aliado ao relacionamento probabilístico ou a aplicação de análises estatísticas, demonstrou ganho não só para vigilância uma vez que podem servir de base ao planejamento que, com base neste estudo devem incluir ações para maior adesão a prevenção e detecção mais precoce da infecção por HIV em pessoas do sexo masculino, adultos jovens e idosos (AU) - pt
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Infecções por HIV
Sistemas de Informação
Bases de Dados Estatísticos
Registros de mortalidade
-Estudos Transversais
Limites: Adulto
Meia-Idade
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", C578s
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010ciriaco-dl.pdf - pt.
Orientador: Brito, Ana Maria de


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Texto Completo-pt
Id: 4064
Autor: Miranda, Albanita Maria Bezerra.
Título: Transparência na gestão da Anvisa: uma análise dos espaços de participação social / Transparency in the management of Anvisa: an analysis of spaces for social participation.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 133 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): As instituições públicas brasileiras tem despertado para uma preocupação com o princípio da participação da sociedade na Gestão Pública, assim como a sua importância e legitimidade. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo estudar os espaços de participação da Sociedade na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo por foco da análise a participação da Sociedade civil e a importância desses espaços nas discussões dos temas que se encontram sob competência da agência. Constituiu-se também em proposta, com base nos resultados obtidos, fazer uma inter-relação entre a participação da sociedade e a transparência no processo de gestão da agência. Compreendendo, no entato, que não existe relação de dependência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso, para a qual foi realizado diálogo com a literatura, análise documental, dados e informações colhidas na internet, entrevistas com atores chave e observação. Os resultados indicam maior preocupação da instituição com o fortalecimento da participação da sociedade e transparência, mas também revelam sérios problemas e grandes oportunidades de melhorias. Como exemplo dos avanços percebidos, cita-se a maior aproximação com entidades de defesa do consumidor. Reduzir assimetrias de informação, representação e participação constitui exemplo de desafio a ser enfrentado para fortalecer a participação da Sociedade e a transparência da instituição (AU) - pt
Descritores: Vigilância sanitária
Participação comunitária
Regulação e Fiscalização em Saúde
Democracia
Localização: BR305.1; (043.2)"2010", M672t
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010miranda-amb.pdf - pt.
Orientador: Matos, Carlos Alberto de%Gurgel Jr., Garibaldi Dantas


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Texto Completo-pt
Id: 4039
Autor: Costa, Rayone Moreira.
Título: Análise do programa de reestruturação dos hospitais de ensino: o caso de Minas Gerais / Analysis of the restructuring program of teaching hospitals: the case of Minas Gerais.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 128 p. ilus, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino, fundamentado no contrato de metas e resultados, foi criado em resposta a crise do setor, em 2004, que tinha na carência de recursos, o aspecto mais visível da crise, embora o cerne do debate situe na crise do modelo de atenção hegemônico e na dificuldade de integração com a rede do SUS. Este último aspecto abrigou a inquietação da autora e tornou o seu problema de investigação. Objetivo geral: Descrever e analisar o desenho do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino, fazendo um paralelo com os resultados alcançados em Minas Gerais, no âmbito da atenção à saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando como técnica principal o Estudo de Caso, apoiando-se também na análise de conteúdo e investigação avaliativa. O objeto estudado refere-se aos 12 Hospitais de Ensino de Minas Gerais contratualizados no âmbito do Programa. As categorias de análise envolveram o perfil assistencial, os indicadores de qualidade, o modelo de atenção e o desenho do Programa. Resultados e Discussão: O Programa apostou na mudança de financiamento com a fixação de recursos na média complexidade, o pagamento por alcance de metas qualitativas e o incremento derecursos de incentivo como medidas capazes de promover a mudança do perfil de produção, não atacando a centralidade do problema, visto que os desvios dos mecanismos de financiamento ocorrem nos procedimentos de maior custo. Os resultados demonstraram uma indução da demanda pela oferta em todos os níveis de complexidade, típico dos modelos de pagamento por produção, o que sugere a necessidade de repensar o modelo de financiamento. Os resultados demonstraram, também, que não houve melhoria significativa dos indicadores qualitativos. Considerações finais: O Programa tal como foi desenhado e implantado não tem conseguido provocar as mudanças de perfil e modelo de atenção, o que sugere a adoção de mudanças estruturais no sentido de romper com o modelo biomédico vigente, começando, por exemplo, com a reforma da escola formadora dos profissionais de saúde, principalmente a escola médica (AU) - pt
Descritores: Hospitais de Ensino
Serviços de Saúde
Planos e Programas de Saúde
Localização: BR305.1; 043.3)"2010", C837a
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010costa-rm.pdf - pt.
Orientador: Farias, Sidney Feitosa


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Texto Completo-pt
Id: 4020
Autor: Almeida, Ana Paula Braz de.
Título: Análise da mortalidade e dos anos potenciais de vida perdidos por acidentes de transporte terrestre no estado de Pernambuco - 1998 a 2007 / Analysis of mortality and potential years of life lost due to road accidents in the state of Pernambuco - 1998 to 2007.
Fonte: Recife; s.n; ; 2010. 175 p. tab, graf, .
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para obtenção do grau de Mestre.
Resumo(s): A mortalidade por acidentes de trânsito ou acidentes de transporte terrestre (ATT) constitui-se, atualmente, um grave problema de saúde pública em Pernambuco, no Brasil e no mundo, afetando uma grande quantidade de vítimas jovens e gerando impactos sociais, pessoais e econômicos. Este estudo teve a finalidade de analisar a tendência da mortalidade e estimar os anos potenciais de vida perdidos (APVP) por ATT, no Estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007 e, no ano de 2007, para fornecer dados sobre o tipo dos acidentes e o sexo das vítimas dos acidentes que vem apresentando maior crescimento nos últimos anos, no Estado e nas Regiões de Desenvolvimento (RDs) e sobre o grupo, o sexo e a faixa etária das vítimas dos acidentes, com o maior impacto na expectativa de vida da população, na atualidade. Para isso, foi realizado um estudo epidemiológico do tipo ecológico-exploratório para análise da tendência da mortalidade por ATT, bem como um estudo do tipo transversal descritivo para a estimativa do número e da taxa do APVP. Entre 1998 e 2007, embora o risco de morrer por ATT, em Pernambuco, tenha apresentado incremento negativo e tendência significativa decrescente, o valor do coeficiente de mortalidade (CM) por ATT permanece elevado. Os ATT com motociclistas apresentaram o maior incremento positivo e aumento médio anual do CM, com tendência significativa crescente e R² elevado, no Estado e na metade das RDs. Os pedestres apresentaram o maior incremento negativo nos CM por ATT, com tendência significativa decrescente, porém apresentou o maior Coeficiente Médio Geral do período analisado. Os CM por ATT no sexo masculino foram maiores que no sexo feminino em todas as RDs. Em ambos os sexos, os únicos ATT que apresentaram aumento médio anual do CM foram os acidentes por moto, com tendência significativa crescente. Dentre as RDs, o Sertão do Araripe apresentou o maior incremento positivo e a maior variação média anual do CM por ATT, em sua totalidade e em todas as modalidades da qualidade da vítima. No ano de 2007, o maior número e taxa de APVP do Estado foi encontrado no tipo de acidente motociclista, na faixa etária de 20 a 39 anos e no sexo masculino. Esses dados poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem no enfrentamento dessa causa externa, respeitando as características e diferenças locais (AU) - pt
Descritores: Acidentes de Trânsito/mortalidade
Acidentes de Trânsito/tendências
Coeficiente de Mortalidade
Anos Potenciais de Vida Perdidos
Localização: BR305.1; (043.3)"2010", A447a
Endereço Eletrônico: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010almeida-apb.pdf - pt.
Orientador: Cesse, Eduarda Ângela Pessoa%Lima, Maria Luiza Carvalho



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